[News 360 - #51] A Verdadeira Fantástica Fábrica de Chocolate
A fantástica fabrica de chocolates existiu de verdade. E, apesar de não ter Oompa Loompas, a história da vida real é mais legal que a ficção.
Imagine uma cidade no auge da Revolução Industrial na Inglaterra. Com muitas fábricas e poluição para todo lado. Essa era Birmingham em 1824, quando John Cadbury abriu uma pequena mercearia, onde, dentre outras coisas, ele vendia cacao e chocolate ao leite, que ele mesmo fazia.
A coisa ficou tão popular que, sete anos depois, ele e os filhos, George e Richard, tiveram que ampliar a produção para um armazém, e logo para uma fábrica.
Eles também importaram tecnologia de produção de cacau mais moderna da Holanda, e, ao contrário da concorrência - que misturava o cacau com banha de porco ou maisena, passaram a fazer chocolate puro. Eram os únicos na Inglaterra na época com esse tipo de produção.
Em 1878, os irmãos tinham tomado à frente da empresa. A Cadbury continuava crescendo e foi aí que George teve uma visão única: porque a área industrial teria que ser tão horrível? Com isso, ele encontrou um terreno verde e agradável nos subúrbios da cidade, onde passava um riacho chamado Bourn.
Foi ali que ele fundou a Bournville.
A Fantástica Fábrica de Chocolates
O plano era criar não só uma fábrica, mas uma vila com áreas verdes e ar puro, para dar aos seus trabalhadores boa qualidade de vida.
A Fabrica no Jardim, como era chamada, e o bairro de Bournville, floresceram. Contava com escola, posto de saúde e até museu.
Em 1903, cerca de 30% dos gastos da empresa era com o bem estar dos trabalhadores: quadras de esporte, playground e piscinas também estavam disponíveis na vila.
Ao contrário de todos os trabalhadores dos tempos vitorianos, a família Cadbury passou a dar aos funcionários o direito a final de semana (era só metade do sábado, mas já era um avanço) e férias.
Contrariando expectativas dos outros empresários da época, a Cadbury nunca quebrou. Pelo contrário, apesar de hoje não ser mais uma empresa famíliar, seu legado permanece.
Hoje, é possível visitar a Cadbury World, em Birmingham, uma experiência interativa sobre os 200 anos de história da Cadbury e do chocolate.
E também dá para circular pela Bournville, que é um bairro lindíssimo, que abriga cerca de 25 mil pessoas - não mais exclusivo a trabalhadores da fábrica.
Saiba mais: O que fazer em Birmingham, na Inglaterra
Sobre Luíza Antunes
Sou jornalista e escritora de viagens, com mais de 800 artigos e reportagens publicados sobre o tema. Estudei sobre Turismo Sustentável num Mestrado em Inovação Social em Portugal. Atualmente moro na Inglaterra e também trabalho com SEO e Marketing Digital para pequenas empresas da indústria do turismo. Já tive casa nos Estados Unidos, Índia, Portugal e Alemanha, e já visitei mais de 50 países pelo mundo afora. Siga minhas viagens em @afluiza e @360meridianos no Instagram.
Planeje sua viagem com o 360meridianos
Curte nosso conteúdo aqui, nas redes sociais e no blog? Você sabia que uma forma de contribuir com o 360meridianos é planejando sua viagem através dos nossos links?
Você não gasta nada a mais com isso, e a gente garante que vai continuar escrevendo os melhores guias, reportagens e crônicas de viagem! Essas são algumas das nossas empresas parceiras:
Reserve hotéis em todo o mundo com o Booking.com!
Fique protegido na sua viagem! Encontre o melhor custo-benefício entre as principais seguradoras de viagem do país com a Seguros Promo! O cupom NEWS360 é exclusivo para assinantes dessa newsletter e te dá 20% de desconto na apólice!
Reserve seu carro com a RentCars e garanta as melhores tarifas!
Encontre os melhores passeios, guias e atividades em todo o mundo com a Civitatis ou com a Get Your Guide.
Desde já agradecemos o seu apoio! Ele significa muito pra nós!