CGV#10: Na Geórgia, amigos sempre são recebidos com uma taça de vinho
"Adicionar açúcar ao vinho é crime na Geórgia. Você pode pegar até oito de prisão por isso"
Olá,
Chegou mais uma edição da newsletter Grandes Viajantes. A equipe do 360 segue espalhada pelo mundo: eu em Belo Horizonte, onde vivo, Luíza e Natália em outras terras.
Os textos dessa edição mostram um pouco disso: na reportagem do mês, Natália nos conta sobre a Geórgia, país de 4 milhões de habitantes que faz fronteira com Rússia, Turquia, Azerbaijão e Armênia. Ela fala sobre hospitalidade e também de um dos orgulhos do país, a produção milenar de vinhos.
Já a crônica do mês é da Luíza. Um relato divertido sobre uma experiência tipicamente britânica: participar (e apostar) numa corrida de cavalos. A Lu não só foi, mas investiu na roupa certa para isso e até ganhou uma graninha ao apostar no cavalo certo.
Aproveito para deixar também um convite: caso passe por Belo Horizonte, venha conhecer o novo programa cultural que organizo. Com apenas seis meses, a caminhada Nostálgicos FC já virou um dos passeios mais diferentões da cidade. E acaba de sair numa reportagem da Viagem & Turismo.
Abraço e boas viagens - de férias ou ao ler um bom texto no sofá de casa.
Rafael
Na Geórgia, amigos sempre são recebidos com uma taça de vinho
"Adicionar açúcar ao vinho é crime na Geórgia. Você pode pegar até oito de prisão por isso", explicou Lasha, o jovem georgiano que conduzia uma degustação de vinhos numa adega de 200 anos, no centro de Tbilisi.
A gravidade da ofensa reflete bem a importância da bebida para a cultura do país. No ponto mais alto de Tbilisi, uma enorme estátua conhecida como Mother of Georgia saúda os visitantes com uma espada em uma mão e uma taça em outra, elementos que simbolizam a guerra para os inimigos e a famosa hospitalidade local para os amigos.