CGV#8: Como os vikings nunca chegaram a Roma
O assalto que registra o início da Era Viking foi à Abadia de Lindisfarne. Os monges foram mortos, jogados ao mar ou levados como escravos. “Nunca antes na Bretanha tamanho terror existiu”.
Olá, viajantes!
Há três meses saí de casa, retomando um desejo antigo que a pandemia tratou de adiar: lançar-me na estrada sem data de retorno. Não tinha plano algum, apenas uma passagem de ida para Atenas, destino que, como tantos outros, foi a vida que escolheu para mim: longe de ser prioridade, a capital da Grécia era uma das poucas que me aceitariam sem os dados de vacinação do SUS inseridos corretamente no sistema (problema resolvido poucos dias antes do embarque).
De lá para cá, morei por um mês em uma casinha branca numa ilha grega e lá provei um dos melhores bolinhos de queijo da minha vida; perdi o medo de andar de moto - ao menos na posição de carona; me irritei com o overtourism em Budapeste; fui num autêntico show de forró num centro comunitário que desafia a política do Orbán; cruzei fronteiras para sair de Schengen rumo à metade do mundo, um lugar onde a Europa encontra a Ásia.
A ideia era ficar em Tbilisi por apenas 15 dias, mas tenho, nesse momento, 25 abas do Airbnb abertas procurando um lugar para me abrigar pelos próximos dois meses, mudando todos os meus planos mais uma vez. Não vou mentir: estar permanentemente na estrada é, às vezes, muito cansativo. Escolher uma vida em movimento implica renúncias nem sempre fáceis de arcar. Mas é a vontade de ver o que há logo ali que me motiva a ir cada vez mais longe, um meridiano de cada vez.
Hoje, deixo vocês com duas histórias de terras distantes, ambas ainda desconhecidas para mim. A primeira é uma reportagem especial, escrita pela Luíza, que nos transporta diretamente para a era dos guerreiros vikings. A segunda, uma crônica divertida sobre as estreitas ruas da capital da Sicilia, um desafio de trânsito que testa qualquer CNH.
Abraços,
Naty
Nem todos os caminhos levam a Roma: a história da Era Viking
O assalto que registra o início da Era Viking foi à Abadia de Lindisfarne. Os monges foram mortos, jogados ao mar ou levados como escravos. “Nunca antes na Bretanha tamanho terror existiu”.
Em meados dos anos 850, Björn Járnside e Hastein, dois guerreiros vikings, partiram da Escandinávia com uma grande frota de mais de 70 navios em direção ao Mediterrâneo. O objetivo era saquear e pilhar ao longo do caminho, até chegar àquela cidade que consideravam seu maior prêmio: Roma.